Iniciando uma Carreira no Departamento Pessoal

Veja as dicas do Prof. Antonino pra você iniciar uma carreira no Departamento Pessoal.

Iniciando uma Carreira no Departamento Pessoal

QUERO TRABALHAR NO DEPARTAMENTO PESSOAL

 

Se você pretende ingressar na carreira de departamento Pessoal fique atento nas seguintes dicas do Professor Antonino:

  1. Tenha habilidade na informática: O departamento pessoal hoje é praticamente feito no sistema, e detalhe, são vários sistemas que você vai ter que operar, então ter domínio de informática a nível usuário é fundamental!
  2. Raciocínio rápido: Você terá que resolver muitos problemas no dia a dia do DP, então quanto mais rápido você conseguir solucionar os problemas mais produtivo você será no setor, fique atento!
  3. Aptidão para cálculos: raciocínio rápido também inclui cálculos, muitas vezes você tem que executar os cálculos na calculadora mesmo, então, esteja atento nos percentuais, procedimentos e fórmulas.
  4. Legislação: Aqui, sem dúvida, é um dos pilares do DP, o estudo e interpretação das leis, pra quem é iniciante no DP essa tarefa parece um pouco difícil, mas depois de um certo tempo de estudo você acaba se acostumando. A legislação trabalhista é extensa, mas a base do Departamento Pessoal é a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e Enunciados do TST, se concentre inicialmente nesses.
  5. Paciência: Ao lidar com dinheiro de outras pessoas você dever ter muita paciência, pois na visão dos colegas de empresa, você calcula a folha de pagamento deles e se estiver errado…você pode ter problemas, então muita calma nessa hora! Tente ser o mais atencioso(a) possível aos cálculos da folha.
  6. Cumprir prazos: No DP você vai trabalhar com muitos prazos e se você não cumprir a empresa poderá sofrer sérias consequências, inclusive multas, causando prejuízos ao empresário e também aos seus colegas de trabalho, então é melhor fazer uma lista de prazos pra não se perder no meio de tantos, dentre eles: prazo pra pagar a folha de pagamento, FGTS, INSS, rescisões, IR, 13º. Salário (1ª. e 2ª. Parcela ), dar aviso e recibo de pagamento de férias, etc.
  7. Aprender sempre: ninguém sabe de tudo, já mencionei a legislação trabalhista é vasta e o entendimento de hoje pode ser diferente de amanhã, procure acompanhar a hierarquia das leis, chegará um momento que você vai perceber que determinado assunto não tem um entendimento fechado e pode ser feito de várias formas e com entendimentos diferentes, mas não se preocupe com isso, se você for iniciante siga o princípio do Direito do Trabalho chamado: O princípio da norma mais favorável – A interpretação das normas do direito do trabalho sempre será em favor do empregado e as vantagens que já tiverem sido conquistadas pelo empregado não mais podem ser modificadas para pior.

O departamento pessoal mudou, a informática se faz mais presente nesse setor, na verdade mais do que nunca a habilidade digital é necessária pra você se dar bem nessa área, mas, além da informática você vai precisar de mais conhecimentos e habilidades, então mãos à obra e boa sorte na carreira.

 

Sobre o autor | Website

CEO Founder da ANTONINO Consultoria e Treinamento Empresarial (Implantação e Consultoria de Pessoal, RH e Treinamentos na área fiscal, contábil e trabalhista) e da Startup “Departamento Pessoal EAD – DPEAD” (plataforma de treinamento EAD com foco em Departamento de Pessoal). Bacharel em Administração de Empresas, Direito e Contabilista, possui 30 anos de experiência em Departamento de Pessoal e 23 anos com treinamento na área trabalhista. É instrutor dos cursos: Departamento de Pessoal (Avançado e Informatizado, o qual já participaram mais de 30.000 profissionais), Legislação e Cálculos Trabalhistas, Rescisão do Contrato de Trabalho e Rotinas Gerais de Escritório Contábil e eSocial. Atualmente desenvolve novos projetos ligados á área de treinamento, principalmente na área contábil e departamento pessoal.

Insira seu e-mail e fique por dentro das nossas promoções.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!